Relatório de Participação - ITA Rocket Design 2013

RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO
ITA Rocket Design 2013
Data: 23/Set/2013
Autor: Henrique Oliveira da Mata – henriquemata@aluno.ita.br

HISTÓRICO DA COMPETIÇÃO
A competição IREC (Intercollegiate Rocket Engineering Competition) é promovida pela entidade não governamental ESRA (Experimental Sounding Rocket Association), a qual é composta por membros atuantes e ex-engenheiros da indústria aeroespacial americana (NASA, SpaceX, Boing, dentre outras). Conta com o patrocínio de empresas como SpaceX, Sinclair Interplanetary e Utah NASA Space Grant Consortium, além do auxílio das entidades locais para a organização do evento. Desde 2011, marcado pela inclusão dos times do Brasil e Canadá, a competição permite a participação de equipes internacionais. Em 2013, além da brasileira, estavam presentes 5 equipes canadenses, 1 indiana e 1 turca, configurando definitivamente a característica internacional desta competição. Vale ressaltar que, após extensa pesquisa, concluímos que esta é a única competição no Ocidente a aceitar participação de equipes internacionais.

HISTÓRICO DO ITA
•    2011 (6th IREC) – Sendo a primeira participação de uma equipe internacional na competição, a pioneira equipe Montenegro conquistou prêmio Jim Furfaro de excelência técnica dentre todos os projetos, além de alcançar a terceira melhor pontuação de sua categoria. Contava com a vontade dos alunos da recém-implantada graduação em engenharia aeroespacial com a experiência e capacidade dos alunos da pós-graduação.
•    2012 (7th IREC) – Com a experiência adquirida, foi fundamentada a equipe ITA Rocket Design como uma Iniciativa do ITA. Mesmo com o aumento do número de competidores de alto nível, a equipe obteve a terceira melhor pontuação e também o melhor projeto de sua categoria (segundo melhor de toda a competição).
•    2013 (8th IREC) – A aproximação com outras instituições permitiram que a equipe realizasse um trabalho mais completo, incluindo diversos ensaios como o teste estático do motor, realizado de forma profissional no IAE. A criação da página no Facebook permitiu uma maior divulgação da equipe, promovendo convites em eventos da área (como a I Semana de Engenharia Aeroespacial Cláudio Barros). Na competição, o amadurecimento e o preparo da equipe garantiu, em um ambiente ainda mais competitivo, a reconquista do prêmio Jim Furfaro de excelência técnica.
 

Atualmente não há uma competição nacional de foguetes universitários deste porte (utilizando propulsão química). De qualquer forma, o ITA Rocket Design tem como visão sagrar-se campeã de todas e quaisquer competições nacionais e internacionais, e está trabalhando juntamente com entidades como a OBA, AEB e Confog para a concepção e promoção de uma competição brasileira. Além disso, temos a alegria de servir como exemplo para diversas outras equipes universitárias de foguetes que hoje estão desenvolvendo seus projetos para também participar da IREC.

RELAÇÃO DE PARTICIPANTES
Este ano, cerca de 25 universidades se inscreveram na competição, sendo que 17 universidades seriam da categoria básica. Dada as diversas dificuldades encontradas ao longo do projeto, diversas equipes não conseguem participar da semana de lançamentos. Desta forma, conforme publicado oficialmente pela ESRA, lançaram seus foguetes as equipes:

CATEGORIA BÁSICA (10,000 FT)
1.    Brigham Young University
2.    Case Western Reserve University
3.    Ecole Polytechnique de Montreal (Canada)
4.    ETS Montreal (Canada)
5.    Instituto Tecnologico de Aeronautica (Brazil)
6.    Istanbul Technical University (Turkey)
7.    New Mexico Institute of Mining and Technology (New Mexico Tech)
8.    Ryerson University (Canada)
9.    University of Michigan
10.    

University of Missouri
11.    University of Petroleum and Energy Studies (India)
12.    University of Toronto (Canada)
13.    University of Washington
14.    University of Waterloo (Canada)

CATEGORIA AVANÇADA (25,000 FT)
1.    California State University-Los Angeles
2.    Ecole Polytechnique de Montreal (Canada)
3.    New Mexico Institute of Mining and Technology (New Mexico Tech)
4.    University of California-Los Angeles
 

APOIOS RECEBIDOS
Os nossos patrocinadores incluem empresas e doações de pessoas físicas. Além disso, contamos com o apoio técnico dos institutos como ITA, IAE e INPE.

 

RESULTADOS NA MÍDIA
Este ano a equipe teve grande aparição na mídia, até mesmo antes da competição. A seguir uma lista de links que encontramos falando um pouco do projeto e do resultado.
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/06/grupo-do-ita-vai-aos-eua-para-participar-de-competicao-de-foguetes.html
http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/tecnologia/2013/06/25/ALUNOS-DO-ITA-GANHAM-DESTAQUE-EM-COMPETICAO-INTERNACIONAL-DE-FOGUETES.htm
http://noticias.terra.com.br/educacao/alunos-do-ita-vencem-competicao-de-foguetes-nos-eua,0bdb21d24aa9f310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html
http://noticias.r7.com/educacao/noticias/brasileiros-vencem-competicao-mundial-de-foguetes-nos-estados-unidos-20130701.html
http://brazilianspace.blogspot.com.br/2013/07/alunos-do-ita-vencem-competicao-de.html
http://www.annaramalho.com.br/news/blogs/anna-ramalho/13465-estudantes-brasileiros-conquistam-premio-nos-eua.html
http://www.folhadedourados.com.br/noticias/brasil-mundo/estudantes-brasileiros-conquistam-premio-nos-estados-unidos
http://www.oguiadacidade.com.br/portal/noticias/educacao/118-educacao/450093-alunos-do-ita-vencem-competi%C3%A7%C3%A3o-de-foguetes-nos-eua
http://gaea-araujo.blogspot.com.br/2013/07/alunos-do-ita-vencem-competicao-de.html
http://www.acontecems.com.br/noticias/?id=36269
http://www.bastidores3.com/2013/07/alunos-do-ita-vencem-competicao-de.html
http://www.folhadopovo.com.br/Internacional/estudantes-brasileiros-conquistam-premio-nos-estados-unidos.html
http://www.pa24hsdigital.com.br/materia.php?post=7625
http://www.aereo.jor.br/2013/07/02/brasileiros-vencem-competicao-mundial-de-foguetes-nos-estados-unidos/
http://clippingdeeducacao.blogspot.com.br/2013/07/brasileiros-vencem-competicao-mundial.html

Recentemente, o programa Olhar Digital (canais Sony/AXN) realizou uma entrevista com a equipe, a qual foi transmitida no dia 24 de agosto.
http://olhardigital.uol.com.br/video/37009/37009

Hoje a nossa página do Facebook conta com mais de 650 seguidores com uma média de 1000 visualizações por post no período da competição. A notícia com o resultado alcançou mais de 5000 pessoas.
https://www.facebook.com/itarocket
 

FOTOS