Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica - Apresentação

INTRODUÇÃO

O Curso de Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica do ITA foi criado para atender demanda de recursos humanos da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), com o oferecimento de um conteúdo curricular dedicado às necessidades tecnológicas da empresa.

O Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica do ITA faz parte do PEE – Programa de Especialização em Engenharia, oferecido pela EMBRAER.
As principais características diferenciadoras do Programa são:

(1) suporte financeiro garantido pela EMBRAER, conforme preconizado pela Portaria 80 da CAPES;
(2) exame de seleção altamente competitivo, realizado em diversas etapas em nível nacional pela própria empresa e por docentes do ITA, para candidatos formados em engenharia. Durante a seleção, há provas escritas, dinâmicas de grupo e entrevistas;
(3) dedicação em período integral por parte do aluno: uma vez aprovado e classificado, o mestrando recebe uma bolsa de estudos através da Fundação Casemiro Montenegro Filho, dedicando-se em período integral ao Programa;
(4) prioridade, por parte da EMBRAER, na contratação do Mestre Profissional para trabalhar na área de especialização para a qual se graduou no programa.

O PG-EAM está credenciado junto à CAPES mediante o Parecer CTC emitido em reunião de 13/14 de março de 2003 e enviado pelo Presidente da Coordenação ao Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do ITA através do OF. /CTC/CAPES No.57/2003, datado de 24 de março de 2003.

A estrutura curricular do cursos é flexível, de modo a atender as demandas da Embraer. As atividades curriculares se desenvolvem durante 16 meses, sendo distribuídas em quatro fases cujos períodos de duração e número máximo de créditos associados são:

- Integração (7 dias, sem créditos)
- Formação Fundamental (4 meses e meio, até 15 créditos)
- Formação Específica (5 meses, até 16,5 créditos)
- Estágio Profissional (5,5 meses, até 6 créditos). Durante a Fase de Estágio Profissional os alunos, divididos em equipes de trabalho, desenvolvem projetos de aeronaves cujas especificações nascem dentro da própria Diretoria Técnica da EMBRAER.
- Dissertação de Mestrado, cuja defesa é esperada ocorrer até o final do 18o mês após efetuada a matrícula.
Na contagem dos 30 créditos totais do programa (mínimo exigido), existe a equivalência de 1 crédito para cada 16 horas-aula.

As Dissertações de Mestrado estão sob a responsabilidade de Professores Doutores do Corpo Docente do ITA, sendo coorientadas por Profissionais da EMBRAER, com qualificação compatível. Os temas têm origem na empresa e guardam relação, a mais estreita possível, com os projetos das aeronaves desenvolvidos durante o Estágio Profissional.

 

Informações adicionais:

Inscrições:

https://www.embraer.com/br/pt/pee

 

Informações sobre a estrutura curricular do Mestrado Profissional em engenharia Aeronáutica

Estrutura Curricular do Mestrado Profissional em Eng. Aeronáutica

 

Informações relativas às dissertações defendidas e aprovadas podem ser encontradas em:

Informações relativas às dissertações de Mestrado Profissional do ITA