Análise Experimental e Numérica de Flambagem e Pós-Flambagem de Painel Aeronáutico sob Cisalhamento Puro

Título da Tese: 
Análise Experimental e Numérica de Flambagem e Pós-Flambagem de Painel Aeronáutico sob Cisalhamento Puro
Autor: 
Felipe Augusto Mutscheler
Área de Concentração: 
Engenharia Aeronáutica
Turma: 
PEE16
Ano da Defesa: 
2013
Data de Defesa: 
08/08/2013
Orientador Principal: 
Mauricio Vicente Donadon
Resumo: 

Este trabalho teve como objetivo realizar ensaio de flambagem e pós-flambagem em painel de alumínio reforçado, levando-o até a falha sob carregamento de cisalhamento. O segundo passo foi a realização de análise pelo método dos elementos finitos através de solução dinâmica explícita quase estática, com o intuito de reproduzir os resultados experimentais. Foram ensaiados três painéis idênticos, considerando tolerâncias de fabricação e montagem. Os três painéis foram montados em um quadro articulado, responsável pela conversão de carga axial em carregamento de cisalhamento, e levados até a falha através do uso de máquina de ensaio universal. Foram utilizados extensômetros e sistema de topogrametria ótica para medição das deformações e do campo de deslocamento transversal, além de LVDT e célula de carga para medição do deslocamento e carga aplicada. Nos ensaios foram observados comportamentos no primeiro e segundo modo e um dos painéis sofreu a ação dos dois modos. A simulação numérica foi realizada em duas etapas. A primeira consistiu em análise de flambagem linear para obter os modos de flambagem. A segunda consistiu em induzir os modos de flambagem na simulação dinâmica explícita, através do uso de imperfeição inicial pelo software comercial Abaqus. Os resultados experimentais e numéricos foram comparados, mostrando semelhanças de comportamento. Evidencia-se a importância das imperfeições iniciais, propriedade dos materiais e cuidados com a simulação dinâmica explícita para que bons resultados sejam alcançados.