Laboratório Prof. Feng. - Atividades de Ensino de Graduação

 
Ensaio de Aerofólios
Estudo do Alongamento e Enflechamento de Asas
Estudo do Afilamento e Asas com Baixo Alongamento
Estudo de Fuselagem e Interferência Asa - Empenagem Horizontal
Estudo de um Jato Livre Circular
 
1. Medida do arrasto de diferentes modelos através da metodologia da variação da quantidade de movimento. Neste laboratório são feitas medidas com um “rake” de tubos de Pitot, conectado a um multi-manômetro. Um transdutor de pressão é usado para a medida da pressão dinâmica do túnel de vento. Com base na redução da quantidade de movimento do escoamento que passa pelo modelo é possível calcular a força de arrasto de obstáculos, como um aerofólio.

2. Medida da distribuição de pressão na superfície de cilindros com diâmetros diferentes. São realizadas medidas da distribuição de pressão ao longo da seção transversal central de três modelos com diâmetros diferentes. Também são registradas as pressões total e estática do escoamento na seção de testes do túnel de vento. A comparação dos resultados obtidos com cada um dos modelos mostra a questão da interferência causada pelas superfícies da seção de testes e fornece subsídios para se desenvolver uma metodologia para correção dos resultados experimentais.

3. Calibração de tubos de Venturi e de placas de orifício. Nestes experimentos são utilizados: (i) um tubo de Pitot, para medida de velocidade, (ii) o manômetro Betz conectado com o tubo de Pitot e (iii) um multi-manômetro inclinado, usado para se obter a distribuição de pressão ao longo de um tubo de Venturi. Verifica-se a validade da Equação de Bernoulli e a questão da perda de carga nos medidores de vazão.
 
4. Medida de temperatura com termopares: Nesta atividade os alunos montam experimentos para demonstrar as leis que regem os termopares. Além disto, realiza-se a calibração de termopares, verifica-se a questão da associação de termopares em série e em paralelo e estuda-se a questão do tempo de resposta de um instrumento de medida.
 
5. Estudo da distribuição de pressão ao longo de bocais convergente e convergente-divergente. Neste laboratório, observa-se o aparecimento de ondas de choque e de expansão no escoamento supersônico que se estabelece na parte divergente do bocal. A comparação com resultados teóricos mostra o efeito do atrito entre os escoamento e as paredes dos bocais e a importância do conceito de entropia.
 
6. Análise de perfis diamante no escoamento supersônico. Neste experimento são feitas visualizações das ondas de choque e de expansão que aparecem em um perfil diamante em diferentes ângulos de ataque. Além disto, são realizadas medidas de pressão na superfície dos perfis e, também, ao longo do bocal convergente-divergente do túnel de vento supersônico de ensino.

7. Estudo da camada limite laminar e turbulenta na superfície de uma placa plana. Este estudo é feito com auxílio de um anemômetro de fio quente, que fornece medidas do perfil de velocidade média e da velocidade flutuante. Observa-se o efeito da colocação de rugosidade na região do bordo de ataque da placa. Através de medidas de pressão total ao longo da placa, observa-se o fenômeno da transição laminar – turbulenta.

8. Medidas do escoamento na esteira de um corpo rombudo. Neste experimento utiliza-se um anemômetro de fio quente, instalado em um sistema de posicionamento de três eixos. Com auxílio do sistema de aquisição de dados são realizadas medidas da freqüência de liberação de vórtices e determina-se o número de Strouhal.