Identificação Paramétrica do Modelo no Espaço de Estado pelo Método de Resposta em Frequência da Dinâmica Longitudinal de uma Aeronave

Título da Tese: 
Identificação Paramétrica do Modelo no Espaço de Estado pelo Método de Resposta em Frequência da Dinâmica Longitudinal de uma Aeronave
Autor: 
Alan Fonseca Uehara
Área de Concentração: 
Engenharia Aeroespacial
Turma: 
MPEA1
Ano da Defesa: 
2008
Data de Defesa: 
19/05/2008
Orientador Principal: 
Luiz Carlos Sandoval Góes
Resumo: 

Este trabalho aplica o método da resposta em frequência para a identificação de parâmetros do modelo no espaço de estados da dinâmica longitudinal de uma aeronave. Inicialmente, considerações a respeito de uma manobra apropriada para a excitação da aeronave são discutidas e a manobra de varredura em freqüência é descrita. Uma breve explicação da teoria de análise espectral utilizada para o cálculo das funções de resposta em freqüência é apresentada, incluindo o cálculo dos intervalos de confiança e os impactos dos ruídos aleatórios e de erros sistemáticos sobre os resultados. O método da resposta em freqüência de identificação de parâmetros, implementado em ambiente MatLab, utiliza a função custo de máxima verossimilhança. Dados simulados são utilizados para a identificação de parâmetros. Em geral, os modelos identificados apresentam boa concordância com a dinâmica da aeronave. Dentre os resultados bem sucedidos, o modelo identificado que melhor representou a dinâmica da aeronave foi dado pela identificação paramétrica D. Os resultados também sugerem que o sucesso na identificação de um sistema usando técnicas do domínio da freqüência depende grandemente do apropriado planejamento e execução da manobra.