Divisão de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial (IEA) do ITA ensaia Câmara de Elemento Único com LOx/Etanol no Laboratório de Propulsão Líquida (LPL)

 

No final do mês de abril o Laboratório de Propulsão Líquida (LPL) da Divisão de Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial (IEA) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou testes quentes de sistema de ignição por gás ressonante. No aparato utilizado no LPL foram utilizados como propelentes o oxigênio gasoso (GOx) e o Etanol, cujo resultado da ignição pode ser visto na Figura 1.

Figura 1 - Sistema de Ignição por GOx ressonante e Etanol
Figura 1 - Sistema de Ignição por GOx ressonante e Etanol

Também foram realizados testes quentes em um propulsor conhecido como câmara de elemento único (C.E.U), cujos propelentes, oxigênio líquido (LOx) e etanol, foram ignizados pelo sistema de ignição ressonante, como mostrado na Figura 2.

Figura 2 – Câmara de Elemento Único em funcionamento com LOx/Etanol
Figura 2 – Câmara de Elemento Único em funcionamento com LOx/Etanol

O LPL é um novo laboratório destinado aos estudos de motores foguetes líquidos e seus subsistemas, com infraestrutura preparada para a utilização propelentes criogênicos como oxigênio líquido, resultado de um projeto FINEP junto à FCMF, inicialmente coordenado pelo professor Amilcar Porto Pimenta, que após aposentadoria, contou com a coordenação da Pesquisadora Leila Ribeiro e execução realizada pela empresa Edge of Space (EOS).