Controle de Velocidade e Ângulo de Trajetória de uma Aeronave utilizando a Estrutura de Kreisselmeier e o Método LQG/LTR

Título da Tese: 
Controle de Velocidade e Ângulo de Trajetória de uma Aeronave utilizando a Estrutura de Kreisselmeier e o Método LQG/LTR
Autor: 
Leonardo Silva Vasconcellos
Área de Concentração: 
Engenharia Aeronáutica
Turma: 
PEE16
Ano da Defesa: 
2013
Data de Defesa: 
07/08/2013
Orientador Principal: 
Karl Heinz Kienitz
Resumo: 

O objetivo deste trabalho é projetar um sistema de controle em malha fechada de velocidade e ângulo de trajetória visando sua utilização num gerenciador de trajetória 4D. A solução adotada se baseou na topologia proposta por Kreisselmeier empregada juntamente com os conceitos de controle robusto, através da utilização do método LQG/LTR. Para validação da solução proposta foi realizado um estudo de caso utilizando o modelo de uma aeronave comercial. As especificações foram definidas com base em boas práticas de projeto de leis de controle para a indústria aeronáutica. O estudo de caso mostrou que a topologia de controle utilizada atende as especificações definidas com boas margens de robustez do sistema.