Aplicação da Tecnologia do “Electronic Flight Bag” Análise da Efetividade nos ACC Brasileiros

Título da Tese: 
Aplicação da Tecnologia do “Electronic Flight Bag” Análise da Efetividade nos ACC Brasileiros
Autor: 
Carlos Afonso Soares da Conceição
Área de Concentração: 
Safety
Turma: 
Safety T.3
Ano da Defesa: 
2013
Data de Defesa: 
02/02/2013
Orientador Principal: 
David Fernandes
Resumo: 

Para a prestação dos serviços de tráfego aéreo, os ACC (Centro de Controle de Área) brasileiros utilizam um sistema complexo de equipamentos de comunicação e de visualização radar, que agrega inúmeras informações, além das normas e regulamentos de conhecimento obrigatório dos ATCO (Air Traffic Controller). Em face desta complexidade, é natural que os ATCO tenham dificuldade de memorizar todos os conteúdos de tais documentos. Considerando que os pilotos de aeronaves já tem à sua disposição, em cabine de pilotagem, um sistema eletrônico de consulta a manuais e demais documentos operacionais, e de forma oportuna, que é o EFB (Electronic Flight Bag), este trabalho tem por objetivo verificar a influência do emprego do EFB na efetividade do controle de tráfego aéreo, nos ACC brasileiros. Além de pesquisa documental e bibliográfica, incluindo instruções do COMAER (Comando da Aeronáutica), foram considerados questionários aplicados junto aos pilotos da TAM Linhas Aéreas e do Grupo de Transporte Especial. A partir da análise dos dados levantados e em resposta ao problema, constatou-se que o EFB influencia positivamente na efetividade dos ACC brasileiros, pois esta tecnologia atende os requisitos de segurança exigidos para a prestação dos serviços de tráfego aéreo, tais como: rapidez no processo de execução operacional; acesso oportuno às normas e procedimentos; execução correta (eficiente) dessas normas e facilidade de acesso (disponibilidade) às informações úteis.